quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Poema Brasileiro

O Brasil é um sonho real
onde existe uma só realidade:
o bem que vence o mal
com a mais pura fedelidade.
  
Terra de Deus, um único Deus
que jamais lhe dirá adeus;
berço da civilização que se projeta
conforme os vesos de um poeta.
  
Terra da juventude que é tão terna
e que sabe como é que se manifesta
toda a alegria deste poema em festa
porque diz ele que a vida é eterna.
Decio Di Giaimo
16/07/2001 - 05:07 hrs
Poesia retirada do livro -  "Poesias Verídicas"

sábado, 8 de janeiro de 2011

O mundo de Hoje

De engano em engano
vai-se vivendo no desengano:
um quer ser mais do que o outro
restando então poucos, muitos poucos.
 
O ser humano morre por si mesmo,
cria inimizados, violências e injustiças,
isso é desde há muito tempo, eu me lembro,
mas fazem-se por só mesmo as injustiças.
 
Não será preciso nenhuma agressão,
bastará senti-la dentro de nós,
mas injustiça não a queremos não
porque de nós mesmo sentiremos dó.
Decio Di Giaimo
20/05/2001 - 08:00 hrs
Poesia retirada do livro -  "Poesias Verídicas"

Pensamentos 8

- Pensei se dia claro
Quando amanheceu chovendo;
pedi então à um canário
bater suas asas e fazer vento.
 
- Se todos os pássaros cantassem
na mesma hora e instante
talvez todos escutassem
mesmo que estivessem distante.
 
- Quiz saber multiplicar
sem mesmo saber somar;
então passei a dividir
O dinhiero a diminuir...
 
- Tudo o que quero dizer
faço-o enquanto escrevo,
mas nunca me atrevo
a escrever difícil sem entender.
 
- Aquele cachorro que latiu
na certa algo pediu;
talvez para a chuva passar,
mas não para de serenar.
 
- Quando vejo uma foto colorida
pendurada em qualquer parede
vejo o que é a vida;
cores, sonhos ou sede!
Décio Di Giaimo

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Jacareí

Jacareí de sonho e amor,
terra que me fez um cidadão,
em sua verdade percebo uma flor
que é guardada dentro do meu coração.
  
Seu povo afugenta-me da solidão
um povo que na verdade é consolidado
pelo que ele próprio carrega em sofridão
sua satisfação em trabalhar como soldado.
 
Elevo seus limites em forma de versos
porque quem versifica tem sentimento,
sentimento este que nunca fará disperso
porque sou jacariense em todo e qualquer momento.
Décio Di Giaimo
16/05/2001 - 19:45 hrs
Poesia retirada do livro -  "Poesias Verídicas

Dom da Mulher

Quando nos desanimamos
por algo que desaprovamos
então, com motivos, choramos
pelo mulher, o que mais amamos.

Passe o tempo que passar
sempre estaremos a lembrar
os codigos para se amar
a mulher a se embelezar.

A mulher é dom
do qual não podemos viver sem,
a mulher é sempre o melhor bem
que com ele sempre viveremos com.
D.D.G.

Pensamentos 7

- Quando jovem, sem perceber,
por muitas me enamorava;
agora adulto, a envelhecer,
vejo quanto eu me enganava.

- Versos de sonhos sem conflitos
é o que sei fazer;
se for preciso eu repito,
desde o início, o meu viver.

- Esquecer não é coisa fácil
quando sabemos o que queremos;
hoje quero você, seus lábios,
quero segredos lhe dizer.

- Sem saber o que falar
muitos caem em solidão;
é preciso saber calar
com tempo e precisão.

- Não engano meu amor
porque ela acreditou
em meu penar, minha dor,
em tudo o que se passou.

- Faço e vendo versos
à quem saber amar;
versos pelos, quais peço
entenderem o meu pensar.
Décio Di Giaimo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano Novo: Prazer em recebê-lo

Novo ano nasce,
a esperança renasce
como o Sol que surgiu
despedindo-se daquele que partiu.
 
Como o dia é o ano que surge sem desengano
mostrando que se houver engano
atrapalharia até para dizer: "Amo!"
 
Lembremo-nos do ano que passou,
alegremo-nos com o ano que chegou:
uma nova vida com ele nasceu,
o Jardim do Édem floresceu.
 
Façamos dele uma nova vida
que não mais deverá se apagar;
façamos-lhe uma festa sem terminar
porque é uma nova era nascida.
  
Dizem que tudo passa,
mas na verdade tudo fica
porque a vida se multiplica
se ninguém fizer trapaça.
Décio Di Giaimo
21/12/2001 - 09:05 hrs
Poesia retirada do livro -  "Poesias Verídicas"

Como viver bem

A matéria domina o homem
desde o dia de ontem,
mas é preciso esquece-la
para com o Espírito Santo vence-la.

O Espírito vive eternamente,
mas a matéria destrói-se;
é preciso sorrir diariamente
assim a Vida só constrói-se.

E assim,
numa Vida sem fim,
viveremos sob o indicar
da Vida Eterna os olhar.
Décio Di Giaimo
07/03/1997 - 17:55 hrs

Verdade sobre a Mulher

Para vivermos sem
da mulher não podemos ficar sem;
ela é o carinho que nos ilumina,
ela é a mais preciosa mina.
  
A mulher é o carinho
que tende a nos acarinhar;
a mulher é o caminho
que sempre nos da o amar.
 
A mulher é a verdade
que nos salva da ansiedade,
a mulher é a saudade
que nos faz voltar a idade.
D.D.G.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Pensamentos 6

- Buscando caminhar sem conflitos
em sonhos ou ilusões passageiras
caminho fazendo pedidos
à minha saudade mensageira.

- Chega a hora da mudança
trazendo consigo seus pertences;
é a forma de uma mulher com trança
dizendo-me: vamos, mais antes pense.

- Pensar é magia, é dom,
é, calado, querer falar;
não, não vou parar
de dizer que amar é bom.

- Chega a noite calada e meiga
quando fogo em minh'alma ateia;
eu sou pescador e ela sereia
até cair o castelo de areia.

- Viver de pssado é envelhecer,
mas nada a prometer
vejo o dia amanhecer
esquecendo-me do último acontecer.

- Quando criança eu brincava
de sonho e de esperança;
agora adulto ainda brinco,
brinco de ser criança.
D.D.G.